Mais Notícias

Estar Digi busca aumentar rotatividade de vagas no centro de Pato Branco

12/02/2020

 

Na manhã de terça-feira (11), o município de Pato Branco lançou o aplicativo Estar Digi, que foi criado com o objetivo de proporcionar uma maior otimização no sistema de estacionamento rotativo do município, no anel central e entorno.


A necessidade de melhorar a forma de contratação de vagas de estacionamento na área de cobrança de estar, surgiu a partir do momento em que o número de veículos que circulam pelo município aumentou, assim como pela falta de rotatividade nas vagas.


Para comprovar essas afirmações, o Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran), realizou um levantamento, onde apresentou uma média de que cada habitante possui 1,4 veículo no município e que, 40.864 motoristas foram autuados, em 2019, pelos agentes de trânsito com o aviso de taxa de pós utilização, devido ao tempo de permanência a mais nas vagas. Também foram notificados, no ano passado, por estacionar sem cartão, 37.695 pessoas.


Ainda de acordo com os dados do Depatran, das 2.520 vagas disponíveis no centro, apenas 1.700 são de uso comum, pois, 25 são para portadores de deficiência, 21 para pessoas idosas e 58 são para a utilização rápida (10 minutos), entre outros tipos. O diretor do Depatram, Robertinho da Luz Dolenga, informou na semana passada, que, por fora, cerca de 1.600 veículos rodando pelas ruas do município em busca de vagas.


Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, o Estar Digi é um complemento do trabalho que já vem sendo feito na busca por melhorias no trânsito do município. “Mudamos o sistema semafórico, suprimimos as rotatórias, mudamos vias de acesso e de ligação e, agora, também precisamos melhorar a questão do sistema de estacionamento rotativo”, fala Zucchi.


Segundo prefeito, a falta de vagas vem sendo uma reclamação não só da população que não encontra espaços para estacionar quanto dos comerciantes locais. “Eles reclamam muito que as pessoas não têm lugar para estacionar, então nós vamos procurar, com esta tecnologia, melhorar esta condição de estacionamento e também dar a oportunidade para pagar pelo celular”.

 

 


Facilidades do aplicativo


Com o objetivo de otimizar a questão do pagamento das vagas de estacionamento, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação procurou criar um sistema que oferecesse comodidade tanto para quem realiza o pagamento quanto para quem fiscaliza o sistema.


O aplicativo irá permitir que o motorista realize o pagamento com cartão de crédito, que tenha vinculado em uma mesma conta e cartão de vários veículos e também modificará a forma de cobrança, pois, com o Estar Digi o pagamento da vaga será proporcional ao tempo de uso, e não como funciona com o cartão, em que o usuário paga pela hora inteira, usando ou não a vaga durante todo o período.


“É um sistema moderno, nós não queríamos colocar o parquímetro porque quando é dia de chuva a pessoa sofre para fazer a regularização do seu estacionamento e esse é o sistema mais moderno que existe”, explica Zucchi sobre a escolha do sistema.


Fiscalização


Segundo Zucchi, o agente vai ter uma melhor facilidade para fiscalizar com o novo sistema. “Ele vai poder olhar a placa, e já no seu equipamento, vai saber se a pessoa está regularizada ou não. Se não está, emite regularização no próprio aparelho dele”, explica o prefeito contando que serão contratados mais oito agentes de trânsito para repor os que saíram.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir esta notícia
Please reload

Apoio Cultural
Logo Linhares fundo vermelho II.png
Please reload

CATEGORIAS
Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • White Instagram Icon

Mantenedora: Associação Comunitária e Cultural São Lourenço

Rádio Estação FM: Canal 285 – ZYV227 – 104,9 MHz

Rua Pedro Álvares Cabral, 160- 3º andar. Bairro Brasília.

São Lourenço do Oeste - SC 

(49) 3344-0104