Please reload

Mais Notícias

Polícia Civil prendeu rapaz por tentativa de roubo no bairro Cruzeiro em SLO

22/11/2019

1/10
Please reload

Destaques

Inventum 2019 inicia nesta sexta-feira em Pato Branco

08/11/2019

 

A Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, maior do segmento no setor, inicia nesta sexta (08) e segue até a quarta-feira (13), oferecendo aos visitantes mais de 400 horas de programação gratuita, com palestras, competições, exposições, museus, áreas temáticas, corrida maluca, workshops, hackathons, praça de alimentação com Food Trucks e trilhas temáticas. A abertura será realizada, às 19h, na Sociedade Rural Pato Branco, com a presença de autoridades, entidades apoiadoras, estudantes, imprensa e a comunidade. Após a abertura, a programação e a visitação seguem até as 22h30, nos demais dias, ou seja, de sábado (09) até quarta-feira (13), o horário de visitação será das 8h30 às 22h30. A programação completa está disponível em, www.inventum.org.br/programacao.

 

O prefeito Augustinho Zucchi enfatiza que a Feira está pronta para receber o público, oferecendo uma imersão em novas experiências como o encontro de gerações e saberes, tendo como elo, a tecnologia e a inovação. “Na Inventum o conhecimento é o protagonista. Nela surgem grandes ideias de empreendedorismo e projetos são concretizados. Promover a Feira é evidenciar todo o potencial empreendedor de Pato Branco, que cada vez mais atrai investimentos e se consolida como um dos municípios mais desenvolvidos do Paraná”, destaca.

 

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, ressalta que a Inventum 2019 é um processo de construção coletiva, onde representantes do poder público, de entidades e de empresas passaram os últimos dois anos pensando e organizando a programação que será apresentada ao público. “Toda a Feira foi idealizada para que a comunidade conheça tudo o que é feito em ciência, tecnologia e inovação em nossa cidade, Brasil e mundo, sendo estimulada a fazer parte desse ambiente de intercâmbio de conhecimentos, capaz de transformar a sociedade. Com isso, temos a expectativa de superar o número de visitantes da última edição”, salienta.

 

Atrações

 

A Inventum, que iniciou em 2013, após a criação da primeira Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Paraná, é uma iniciativa do Município, com o apoio de várias entidades, e visa demonstrar a produção científica e tecnológica, bem como, incentivar o surgimento de ideias inovadoras e oportunizar que a população de todas as idades amplie seu conhecimento. Em 2017, em sua última edição, a Inventum recebeu mais de 110 mil visitantes.

 

Para esta edição, muitas atrações serão oferecidas ao público, entre elas, a Exposição Mundo Jurássico, que reunirá 25 réplicas de dinossauros, em tamanho real, com som e movimento; o Museu Itinerante Mistérios do Egito Antigo, Terra Santa e Pompeia, que trará um acervo inédito de sarcófagos, múmias, peças originais e réplicas da antiga civilização; o simulador Motion Sphere, o mais moderno do Brasil, que permitirá ao público vivenciar os mais diversos tipos de experiências em simulação; o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS); e, também, o Museu do Videogame Itinerante, que resgatará 47 anos de história da evolução dos videogames.

 

A programação contará, ainda, com o Festival Universitário de Cultura e Artes da UTFPR de Pato Branco (Fuca); o 10º UTFPR In Concert, com apresentações musicais; além de diversas palestras, lançamento de livros, sessão de autógrafos, workshops e oficinas.

 

Competições

 

A cultura tecnológica também será fomentada na Inventum 2019, por meio de competições em 14 modalidades, que integrarão os mais diversos públicos: Corrida Maluca; Ponte de Macarrão; Campeonato de Airsoft; Campeonato Balístico; Circuito Escolar de Drones; Concurso de Aplicativos; Carros Elétricos; Maratona do Conhecimento; Concurso de Cosplay; Competição de Videogame; Competição de Foguetes; Seletiva Regional First League Lego; Xadrez Eletrônico; e HQ Escolar.

 

Expositores

 

Aproximadamente, 50 expositores estarão participando da Feira, com estandes relacionados ao contexto tecnológico, contemplando, entre eles, as áreas de informática, educação, eletroeletrônico, esportes, incubação, aceleradoras, entre outras.  

 

Praça de Alimentação

 

A praça de alimentação contará com uma grande variedade de opções, entre elas, refeições com buffet, lanchonetes com pasteis, salgados diversos e sanduíches naturais, além dos Food Trucks, com hambúrgueres, cachorro quente, sanduíches, porções, churros, bolos, sorvetes, palha italiana, brownies, pão de mel, açaí e, ainda, bebidas como água, refrigerantes, sucos e chopp.

 

Governo do Estado

 

Outra novidade da Inventum 2019 é que nos dias 12 e 13 de novembro, Pato Branco será sede do Governo do Estado do Paraná, momento em que toda a equipe governamental, com suas secretarias, estarão despachando, diretamente, do Parque de Exposições. Dentro da programação, que terá a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, haverá o lançamento da pedra fundamental da nova Prefeitura de Pato Branco, inauguração de uma empresa no Parque Tecnológico de Pato Branco, inauguração do novo espaço da Delegacia da Mulher, bem como, liberação de recursos aos municípios da região.

 

Como participar da Inventum 2019?

 

Assim como nas edições anteriores, o acesso dos visitantes à Inventum será gratuito, bem como, a maioria das palestras, no entanto, para assisti-las ou para realizar a inscrição e pagamento das demais atrações, é preciso acessar  www.inventum.org.br/programacao. No link também é possível ver a programação que será realizada junto ao Largo da Liberdade e do CEU das Artes e do Esporte.     

Para a imprensa, não será realizada a emissão de credenciais, mas sim, o acesso por meio da apresentação de crachá dos meios de comunicação onde cada um atua.  Ainda para facilitar o trabalho dos profissionais de imprensa, com relação aos veículos, tendo em vista o transporte dos equipamentos, o acesso também será permitido, aos que estejam devidamente identificados (com a plotagem).

 

Inventum 2019

 

A 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que acontecerá de 08 a 13 de novembro, conta com a realização, parceria e apoio de:

 

Realização

 

Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Governo do Estado do Paraná; Governo Federal; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Faculdade Mater Dei; Faculdade de Pato Branco (Fadep); Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR); Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná); e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

 

Co-realização

 

Acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR; Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB); Bienal de Quadrinhos de Curitiba; Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR):  Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Genkos; Globo Comunicação e Participações SA; Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep); Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes); Larissa Renata Neurociência Aplicada; Marista Escolas Sociais; Núcleo do Empreendedor Jovem de Pato Branco (NEJ); Núcleo da Mulher Empresária de Pato Branco (Nume); Núcleo Regional de Educação de Pato Branco (NRE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Pato Branco); Parque Tecnológico de Pato Branco; Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia-UTFPR; Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (Proem); Red Alert Airsoft Squad (R.A.A.S); Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores (Reinova); Rotaract Club de Pato Branco Amizade – UTFPR; Rotaract Pato Branco Vila Nova; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná; Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Sedesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Pato Branco); Serviço Social da Indústria (Sesi-PR); Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio); Sindimetal Sudoeste; Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley); Terceiro Batalhão de Polícia Militar; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR); e Vale Digital Sudoeste – PR.

 

 

Apoiadores

 

Akiyama; Ampernet Telecom; Ateii; Ateliware; Atlas Eletrodomésticos; Banco do Brasil; Brink Mobil; Cresol; Ecologic Aquecedor Solar; Emiteli Indústria Eletrônica; Energy Sol Sistemas Fotovoltaicos; Hi-mix; Limber Software; Metalúrgica CBS; Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; Parque Tecnológico Binacional; Sicoob; e Supera Sistemas.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir esta notícia
Please reload

Apoio Cultural
Categorias
Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • White Instagram Icon

Mantenedora: Associação Comunitária e Cultural São Lourenço

Rádio Estação FM: Canal 285 – ZYV227 – 104,9 MHz

Rua Pedro Álvares Cabral, 160- 2º andar. Bairro Brasília.

São Lourenço do Oeste - SC 

(49) 3344-0104