Mais Notícias

Fundação Hospitalar sedia primeira cirurgia com protocolo All-on-four para implante dentário

 

Nesta segunda-feira (9), uma equipe do Instituto do Sorisso Maviclin realizou, na Fundação Hospitalar São Lourenço, uma cirurgia utilizando o protocolo All-on-four (que em português significa tudo em quatro) para implante dentário. Trata-se de um protocolo de reabilitação oral que permitir o tratamento de pessoas sem nenhum dente a partir da sustentação da prótese dentária em quatro implantes dentários estrategicamente posicionados.

 

Especialista em ortodontia, reabilitação com implantodontia, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, Marcio Foletto conta que o método é inédito em São Lourenço do Oeste. Segundo ele, é uma técnica desenvolvida na Europa, através do português Paulo Maló.

 

“Tive a oportunidade de conhecer o instituto Maló, em Portugal, e trazer essa técnica para Santa Catarina e Paraná”, revela.

 

Segundo Foletto, a técnica se destaca, pois permite que o implante seja feito no mesmo dia.

 

“Numa técnica convencional, o paciente teria que reconstruir o osso, esperar uns seis meses, colocar os pinos, os implantes e depois os dentes. Isso levaria em torno de um ano a um ano e meio”, explica frisando que a técnica All-on-four permite a instalação dos dentes no mesmo dia.

 

Fora a agilidade, o especialista destaca a tranquilidade e a segurança para o paciente, já que todo o procedimento é feito no ambiente hospitalar. “Ele [paciente] vem para o hospital, nós ministramos os medicamentos necessários junto com o corpo clínico de anestesiologia e todo o procedimento é feito sem dor”, afirma destacando que o corpo clínico de anestesiologia acompanha o procedimento, do início ao fim, para garantir a segurança do paciente.

 

Domínio e uso da técnica

 

Segundo o especialista, ao dominar a técnica de cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, o profissional tem condições de fazer cirurgias reconstrutivas da face. “Por exemplo, quando um paciente se acidenta de carro e fratura todo o rosto, o profissional habilitado para fazer a reconstrução não é o médico, mas sim o profissional da odontologia que tem essa especialidade e habilitação hospitalar”, explica lembrando que fez residência nessa área no Hospital Evangélico, hoje Mackenzie, em Curitiba.

 

Foletto adianta que há um projeto em construção, em conjunto com a Fundação Hospitalar, para que toda a região possa ser atendida na área de trauma de face. “Ainda estamos em projeto, mas a ideia é desenvolver essa especialidade aqui dentro do hospital”. Hoje ele já atende nessa área em Francisco Beltrão e Pato Branco. A ideia, em médio prazo, é centralizar esses serviços em São Lourenço do Oeste. “O hospital tem estrutura e condições

para atender a população nessa área”, avaliza o especialista.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir esta notícia
Please reload

Apoio Cultural
Logo Linhares fundo vermelho II.png
Please reload

CATEGORIAS
Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • White Instagram Icon

Mantenedora: Associação Comunitária e Cultural São Lourenço

Rádio Estação FM: Canal 285 – ZYV227 – 104,9 MHz

Rua Pedro Álvares Cabral, 160- 2º andar. Bairro Brasília.

São Lourenço do Oeste - SC 

(49) 3344-0104