Please reload

Mais Notícias

Dona de Papai Noel “sequestrado” oferece R$ 2 mil de recompensa

13/12/2019

1/10
Please reload

Destaques

CBMSC firma parceria inédita com entidade nacional para certificação de cães

 

A Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou nesta semana um feito inédito para o setor: firmou parceria com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), a única instituição filiada à Fédération Cynologique Internationale (FCI), maior comunidade canina do mundo.

 

A Cinotecnia se refere ao treinamento e adestramento dos cães, voltada para a atividade envolvendo os animais, já a Cinofilia é o estudo da criação canina, abrangendo a área de saúde, comportamento e ainda ao cruzamento dos animais, garantindo a pureza das raças.  A Cinofilia busca maior conhecimento e aperfeiçoamento das raças. No ano de 2022 a Cinofilia brasileira completa 100 anos.

 

Objetivo

 

O CBMSC vinha adotando para provas e certificação dos cães operacionais de busca e resgate o regulamento da Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO). Mas uma atualização imposta pela IRO fez com que as exigências para a certificação internacional dos cães de nível avançado passassem a

ser inviáveis para o trabalho catarinense.

 

“Desde 2019 a IRO exige duas provas anteriores para a certificação, porém em território brasileiro é realizada apenas uma prova IRO por ano, o que significa que levaríamos pelo menos quatro anos para atingir esse nível operacional das certificações. Ou seja, a metade da vida operacional de um cão”, explica o responsável pela Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC, tenente coronel Walter Parizotto.

 

Nesta aproximação com a CBKC, a ideia é encurtar o tempo, promovendo certificações com o regulamento da FCI, com juízes nacionais da confederação, fazendo com que, no máximo dois anos, os cães do CBMSC sejam certificados internacionalmente.

 

“Essa aproximação é uma grande conquista para a nossa corporação e garantirá a qualidade técnica dos nossos cães e também a possibilidade de que nossos binômios, em fase operativa, possam submeter seus cães a uma avaliação de qualidade sob os regulamentos internacionais”, comemora o tenente coronel Parizotto.

 

A CBKC

 

A entidade é a responsável por oferecer o suporte necessário para o aprimoramento da criação de cães no Brasil, zelando pela qualidade e formação técnica daquelas entidades que trabalham com cães.

A CBKC também é o órgão que publica o padrão da raça oficial, conforme a Federação Cinológica Internacional. A instituição além de ser a única filiada à FCI, também possui convênios internacionais com os Clubes America Kennel Club (AKC), dos Estados Unidos; Canadian Kennel Club (CKC), do Canadá; The Kennel Club, da Inglaterra e Australian National Kennel Council (ANKC), da Austrália.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir esta notícia
Please reload

Apoio Cultural
Categorias
Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • White Instagram Icon

Mantenedora: Associação Comunitária e Cultural São Lourenço

Rádio Estação FM: Canal 285 – ZYV227 – 104,9 MHz

Rua Pedro Álvares Cabral, 160- 2º andar. Bairro Brasília.

São Lourenço do Oeste - SC 

(49) 3344-0104