Please reload

Mais Notícias

Polícia Civil realiza formatura de 34 novos delegados em Santa Catarina

13/12/2019

1/10
Please reload

Destaques

Saúde Indígena em Pauta: Saiba onde há mobilizações na região

 

Em protesto contra a extinção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), povos indígenas realizaram atos em diversas cidades do país desde esta segunda-feira (25). Em Chapecó, as mobilizações iniciaram na manhã desta terça-feira (26), com o bloqueio da ponte do Porto Goio-Ên, que liga Chapecó/SC e Nonoai/RS. 

 

Indígenas, de várias etnias, rechaçam a proposta de municipalização dos serviços de saúde oferecidos às comunidades indígenas atualmente. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou na última quarta-feira (20), mudanças na estrutura da pasta que impactam diretamente as diversas etnias espalhadas pelo país. 

 

A proposta que prevê a extinção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que passaria a atuar como um departamento, incorporando os serviços destinados às aldeias a uma nova Secretaria Nacional da Atenção Primária. “Diante desse fato, nós quanto indígenas, não aceitamos a municipalização e iniciamos uma semana de mobilização nacional, de norte a sul do país”, explica o Conselheiro Distrital de Saúde Indígena, Adroaldo Antonio Fidelis.

Segundo ele, os indígenas se mobilizam neste momento para que o ministro recue e ouça o que eles têm a dizer. “Porque até então, como está previsto na Constituição Federal, cabe à União que, qualquer decisão tomada, que os indígenas sejam consultados e nós não fomos”, explica Adroaldo.

 

“Nós já temos experiencias com outros municípios e prevemos um genocídio indígena em massa”, conclui. 

 

Adroaldo analisa que com as mudanças propostas, os estados e municípios não seriam capazes de fornecer um serviço de qualidade a saúde indígena. “Pela nossa experiência, temos claramente de que eles não têm condições, muito menos estrutura de assegurar uma saúde diferenciada para as nossas comunidades”, pontua. 

 

Mobilizações

 

Ipuaçu/SC – Indígenas bloquearam a BR-480 na noite desta segunda-feira, na Terra Indígena Chapecó, no trecho que liga ao município de Bom Jesus/SC. Não há passagem de veículos no local.

 

Chapecó/SC – Há um ponto de bloqueio, que começou na manhã desta terça-feira, na ponte sobre o rio Uruguai, entre Chapecó e Nonoai/RS. Segundo os manifestantes, o trânsito deve ser liberado a cada hora. 

 

Iraí/RS – Há previsão de bloqueio da BR-386, em Iraí/RS, prevista para iniciar às 9h30 desta terça-feira. 

 

Mangueirinha/PR – Há previsão de bloqueio também na BR-373, entre Mangueirinha e Chopinzinho/PR. 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir esta notícia
Please reload

Apoio Cultural
Categorias
Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • White Instagram Icon

Mantenedora: Associação Comunitária e Cultural São Lourenço

Rádio Estação FM: Canal 285 – ZYV227 – 104,9 MHz

Rua Pedro Álvares Cabral, 160- 2º andar. Bairro Brasília.

São Lourenço do Oeste - SC 

(49) 3344-0104