Mais Notícias

CNH Digital pelo celular atinge um milhão de usuários no Brasil

 

A Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) alcançou a marca de mais de um milhão de motoristas brasileiros que utilizam o documento eletrônico. O novo recurso de validação remota, lançado no dia 20 de dezembro, contribuiu para um pico de 60% em adesões nas últimas três semanas. A ferramenta traz a praticidade do condutor obter o documento digital no próprio app sem a necessidade de comparecer ao posto de atendimento do Detran ou usar a certificação digital. São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás foram os Estados com o maior número de CNHs digitais, com respectivamente 223 mil, 76 mil e 70 mil.

 

A versão digital da CNH, lançada em abril de 2018 em todo o Brasil, foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O documento eletrônico está disponível gratuitamente no app Carteira Digital de Trânsito para celulares Android e iOS (iPhone). No aplicativo, o usuário também pode ter acesso à versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), disponível para Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Sergipe.

 

A carteira em formato digital segue válida apenas para documentos emitidos a partir de maio de 2017, com QR Code impresso no verso. A tecnologia já pode ser usada por 27 milhões de motoristas brasileiros de um total de 60 milhões de condutores do país. Também é possível usar a versão digital como identidade para embarques aéreos domésticos e identificação em órgãos públicos. Além disso, a versão em PDF tem valor de uma cópia autenticada em cartório.

 

Como cadastrar e usar a CNH Digital

 

Para obter a versão digital da CNH, o primeiro passo é baixar o app Carteira Digital de Trânsito” no Android ou iOS (iPhone). Em seguida, preencha seus dados pessoais (CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail) e cria uma senha. Depois, aceite os Termos de Responsabilidade e acesse o link enviado para o e-mail cadastrado para ativar a sua conta.

 

Digite seu CPF e senha para acessar a conta, escolha a opção "CNH Digital", depois "Validação pelo celular" e, por fim, "Validar utilizando o celular". Na próxima etapa, autorize o acesso do app à câmera do seu aparelho ao tocar em "Conceder acesso". Feito isso, escaneie o QR Code impresso no verso da CNH.

 

Em seguida, é necessário confirmar a identidade do motorista com a biometria facial por meio de movimentos, como fechar o olho esquerdo e dar um sorriso. Por último, informe o número de telefone celular e crie uma senha de quatro dígitos para digitar toda vez que acessar o documento. A versão digital pode ser obtida mesmo sem conexão à Internet.

 

Vantagens da CNH Digital

 

É possível emitir o documento por meio do app com o uso de QR Code impresso na carteira física, além de utilizar câmera do aparelho para realizar o reconhecimento facial do condutor. Assim, a ferramenta contribui para a praticidade de não precisar comparecer ao posto de atendimento do Detran. Ou seja, todo o procedimento pode ser feito por meio do seu smartphone ou tablet. Além disso, o motorista tem a facilidade de acessar a versão digital sem conexão à Internet e usá-la como identidade em diversão ocasiões.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir esta notícia
Please reload

Apoio Cultural
Logo Linhares fundo vermelho II.png
Please reload

CATEGORIAS
Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • White Instagram Icon

Mantenedora: Associação Comunitária e Cultural São Lourenço

Rádio Estação FM: Canal 285 – ZYV227 – 104,9 MHz

Rua Pedro Álvares Cabral, 160- 2º andar. Bairro Brasília.

São Lourenço do Oeste - SC 

(49) 3344-0104