Please reload

Mais Notícias

Homem é preso acusado de tentar estuprar a própria irmã

24/01/2020

1/10
Please reload

Destaques

Saúde Regional: São Lourenço do Oeste e Pato Branco realizam reunião

27/10/2018

Autoria:

 

Secretários de Saúde de sete municípios da região, que integram o Programa de Pactuação Integrada entre o Santa Catarina e Paraná, participaram nesta semana, de uma reunião realizada na Gerência Regional de Saúde na ADR em São Lourenço do Oeste. O encontro contou também com a presença de representantes da 7ª Regional de Saúde do Paraná e Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco, além de representantes do Governo do Estado de SC: a superintendente da Secretaria de Estado da Saúde de SC, Karin Cristina Geller Leopoldo, que atua no setor de Serviços Especializados e Regulação,  e a diretora de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS em SC, Claudia Ribeiro Araujo Gonçalves, também estiveram presentes na reunião.

 

Na ocasião, o município de Pato Branco prestou contas dos atendimentos realizados em pacientes da região, de acordo com a Pactuação. Foram discutidas também questões referentes ao aumento da oferta de atendimentos e exames para atender a demanda existente. A gerente regional de Saúde, Patricia Conteratto, enfatiza que as alterações na PPI são fundamentais para que a Pactuação, firmada em 2008 e não mais modificada, possa atender a população regional de acordo com a realidade atual.

 

Além da questão da Pactuação, a gerente comenta que foi discutida uma possível regionalização interestadual possibilitando que a ambulância do suporte avançado do Samu de Pato Branco possa atender também municípios da nossa região. “Atualmente, quando precisamos transportar um paciente em estado grave, que demande um aporte diferenciado de estrutura para tráfego, é necessário acionar a ambulância do Samu de São Miguel do Oeste e isso gera mais custos para o Estado, sem falar da distância percorrida.

 

A Secretaria de Estado da Saúde está em processo de análise das mudanças a serem implementadas. Ainda no mês de novembro, uma nova reunião deverá acontecer para definir as mudanças solicitadas.

 

Saiba mais

 

A população residente em sete dos 13 municípios que integram a região de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), é beneficiada com um acordo de Pactuação entre o Estado de Santa Catarina e o município de Pato Branco, situado no vizinho Estado do Paraná. Esta ação permite que estes municípios possam encaminhar a Pato Branco, pacientes que necessitam de procedimentos de alta e média complexidade, inexistentes na região noroeste catarinense.

O acordo de Pactuação foi firmado ainda no ano de 2008. De lá pra cá, os pacientes que necessitam de intervenções mais complexas, são encaminhados para Pato Branco-PR, município distante 30 km de São Lourenço do Oeste e referência em Saúde. Antes disso, precisavam ser encaminhados para Chapecó ou Xanxerê, cuja distância é de aproximadamente 110 km, algo que prejudicava o tratamento das pessoas e gerava maior ônus aos municípios.

Demanda

Desde que a Pactuação foi firmada, a demanda pelos procedimentos tem aumentado consideravelmente a cada ano e precisa ser revista de tempos em tempos, sobretudo em alguns dos serviços mais utilizados como cardiologia e oncologia. “Esta questão está sendo discutida e em breve teremos novidades” – salienta a gerente Patricia.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir esta notícia
Please reload

Apoio Cultural
Categorias
Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • White Instagram Icon

Mantenedora: Associação Comunitária e Cultural São Lourenço

Rádio Estação FM: Canal 285 – ZYV227 – 104,9 MHz

Rua Pedro Álvares Cabral, 160- 2º andar. Bairro Brasília.

São Lourenço do Oeste - SC 

(49) 3344-0104