Mais Notícias

Gerência Regional de Saúde confirma morte por Influenza H3N2 no Oeste de SC

25/07/2018

Autoria:

 

A Gerência Regional de Saúde confirmou na manhã desta quarta-feira (25), a morte de uma pessoa com o vírus influenza H3N2 no Oeste Catarinense. A vítima, era um homem que faleceu na quinta-feira (19) no Hospital Regional Terezinha Gaio Bassos, em São Miguel do Oeste. Há outro caso suspeito.

 

Conforme a enfermeira, Dila Possati, da Vigilância Epidemiológica da Gerência da Saúde de São Miguel do Oeste, o paciente, de aproximadamente 55 anos, era da cidade de Guatambu e também possuía outros problemas de saúde. “Isso associou e levou a maior gravidade, a óbito”, explica Possati, em entrevista ao “Portal Peperi”. 

 

O homem foi internado na unidade hospitalar, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas faleceu. “Ele não tinha vacina”, explica a profissional. Segundo ela, os exames detalhados confirmaram que o homem morreu com o vírus H3N2.

 

Outro caso

 

No domingo (22), um homem, de 36 anos, morreu no mesmo hospital. Segundo Dila, o paciente morava na cidade de União do Oeste (SC) e foi levado até a unidade hospitalar pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

 

A assessoria do hospital informou que, o homem foi atendido pela equipe assistencial e encaminhado à UTI. Depois de exames, os profissionais da saúde levantaram a suspeita de Influenza e notificaram à Vigilância Epidemiológica do Estado. Materiais genéticos da vítima foram colhidos e encaminhados ao Laboratório Central (Lacen), de Florianópolis nesta segunda-feira (23), para exames detalhados.

 

Segundo a profissional, há suspeita é de que o paciente tenha contraído o vírus H1N1. “Ontem (24), nós entramos em contato com o Lacen, para ver se já havia saído o resultado, mas é muito recente. (…) Estamos aguardando para ver se confirma ou não”, ressalta. “Depende da demanda do Lacen, mas acredito que nesta semana saia o resultado”, comenta a profissional.

Dila explica que, neste caso, o paciente também não possuía a vacina contra a gripe.

“Possuímos a confirmação de casos, mas sem maior gravidade. Isso reforça a questão das vacinas, de atingir as coberturas. É uma preocupação grande com as crianças, pois não atingimos a cobertura delas, que estão mais expostas”, argumenta Possati.  

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir esta notícia
Please reload

Apoio Cultural
Logo Linhares fundo vermelho II.png
Please reload

CATEGORIAS
Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • White Instagram Icon

Mantenedora: Associação Comunitária e Cultural São Lourenço

Rádio Estação FM: Canal 285 – ZYV227 – 104,9 MHz

Rua Pedro Álvares Cabral, 160- 2º andar. Bairro Brasília.

São Lourenço do Oeste - SC 

(49) 3344-0104