Mais Notícias

Avança em Brasília projeto que cria um Distrito Turístico em SC

20/07/2018

 

O projeto que cria um Distrito Turístico em Penha _ o primeiro do país _ ganhou apoio do Ministério do Turismo. O prefeito Aquiles da Costa (PMDB) participará, em agosto, de um encontro com representantes do Fonatur, o Fundo Nacional de Fomento ao Turismo no México, a convite do ministro Vinícius Lummertz. A intenção é utilizar o modelo de Cancun para incentivar a instalação de empreendimentos de lazer em Penha, com programa de infraestrutura e benefícios fiscais para os investidores.

 

O México tem seis distritos como esse instalados. Por aqui, um projeto nacional de incentivos semelhante está parado no Congresso Nacional, e as iniciativas municipais despontam como uma alternativa mais viável. Além de Penha, a capital do Tocantins, Palmas, também tem interesse em um distrito para fomentar o turismo.

 

No caso de Penha, a ideia é reservar espaço para atrair novos parques de diversões nas proximidades do Beto Carrero World _ uma espécie de “Orlando brasileira” às margens da Rodovia Transbeto e da BR-101. A criação do distrito prevê um a elaboração de um plano diretor diferenciado, com prioridade para empreendimentos de lazer e turismo no espaço reservado.

 

Para o ministro, o interesse turístico na região e as facilidades logísticas _ proximidade do Aeroporto de Navegantes e das BRs 101 e 470 _ são um atrativo a ser explorado. A ideia, diz Lummertz, é passar de uma visão econômica setorial para territorial, incentivando atividades que fomentem outros setores da economia (como é o caso do turismo). O parque Beto Carrero World, por exemplo, atrai anualmente 2 milhões de turistas.

Infraestrutura

 

Um grupo de trabalho já vem trabalhando no projeto na prefeitura de Penha, com assessoria do Ministério do Turismo. O prefeito Aquiles da Costa diz que a busca pelo modelo mexicano auxiliará na elaboração de um projeto de lei que traga segurança jurídica aos futuros investidores.

 

Quando tiver o projeto concluído, Penha poderá pleitear recursos via Prodetur, programa do governo federal específico para o turismo que facilita empréstimos. A estimativa é que a instalação do distrito custe, à prefeitura, algo em torno de R$ 30 milhões.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir esta notícia
Please reload

Apoio Cultural
Logo Linhares fundo vermelho II.png
Please reload

CATEGORIAS
Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • White Instagram Icon

Mantenedora: Associação Comunitária e Cultural São Lourenço

Rádio Estação FM: Canal 285 – ZYV227 – 104,9 MHz

Rua Pedro Álvares Cabral, 160- 2º andar. Bairro Brasília.

São Lourenço do Oeste - SC 

(49) 3344-0104