Mais Notícias

Apenas 1 dos 3 senadores de SC assinou por acelerar a votação da PEC do fim do foro

15/03/2017

 

Até a noite desta terça-feira, apenas um dos três senadores de Santa Catarina tinha assinado o requerimento que pede por um calendário especial para a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2013, que prevê o fim do foro privilegiado. Paulo Bauer (PSDB) formalizou o apoio pela urgência à tarde. Já Dalirio Beber (PSDB) estava, segundo a assessoria, em viagem e ainda não havia tomado conhecimento sobre o requerimento, apesar de já ter se declarado favorável ao fim do foro. O senador Dário Berger (PMDB) estava em audiência e reunião durante o dia e não foi localizado para comentar o assunto. A assessoria do senador não soube dizer se o parlamentar é a favor ou não da proposta de emenda. 

A PEC, de autoria do senador Alvaro Dias (PV-PR), foi aprovada em novembro de 2016 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, desde dezembro, está pronta para entrar na pauta do plenário. O texto da proposta prevê o fim do foro privilegiado para todas as autoridades brasileiras, inclusive o presidente da República, nas infrações penais comuns, assim como permite a prisão de membros do Congresso Nacional condenados em segundo grau nas infrações comuns. Hoje, eles são julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e só podem ser presos após condenação definitiva dessa Corte.

A iniciativa do requerimento pelo calendário especial, que se aprovado pode, por exemplo, permitir sessões extraordinárias, é do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e conta com o apoio do autor da PEC. Para validar o documento é preciso que pelo menos metade do plenário — ou seja, 41 senadores ou líderes de bancadas — assinem a favor. 

_ Sou favorável ao fim do foro privilegiado. Todos são iguais perante a lei. Assinei o calendário especial porque precisamos agilizar esta votação em resposta à sociedade _ justificou o senador Paulo Bauer.

Segundo a Agência Senado, até o último dia 3 de março, 12 senadores haviam assinado pela urgência, sendo nove entre as bancadas do PSD e DEM e três parlamentares avulsos. Até a última segunda-feira, a informação era de que este número já havia subido para 17, conforme adiantou Carolina Bahia em sua coluna.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir esta notícia
Please reload

Apoio Cultural
Logo Linhares fundo vermelho II.png
Please reload

CATEGORIAS
Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • White Instagram Icon

Mantenedora: Associação Comunitária e Cultural São Lourenço

Rádio Estação FM: Canal 285 – ZYV227 – 104,9 MHz

Rua Pedro Álvares Cabral, 160- 2º andar. Bairro Brasília.

São Lourenço do Oeste - SC 

(49) 3344-0104