Mais Notícias

10 anos de iPhone: mais sobre os primeiros protótipos; Tony Fadell conta como quase perdeu um

14/01/2017

 

Histórias sobre o anúncio do primeiro iPhone é o que não faltam. Com o aniversário de 10 anos desta belezinha, nós mesmos já lembramos nesta semana algumas reações que apareceram pela mídia, relatos de Phil Schiller e até um protótipo do aparelho com uma Click Wheel virtual — cortesia de Sonny Dickson.

Pois, ainda nesta mesma vibe, Dickson publicou mais imagens e um vídeo com um segundo protótipo. De acordo ele, o P1 seria o protótipo defendido por Tony Fadell (mais conhecido como “o Pai do iPod”), com um sistema operacional similar ao do… iPod!. O outro, o P2, seria o protótipo criado por Scott Forstall (que trabalhava com Jobs desde que estavam ainda na NeXT).

Apesar de os dois terem o sistema “Acorn OS”, o protótipo de Fadell é mais rápido — até porque demandava menos do aparelho; já o de Forstall era “o primeiro conceito de celular realmente sensível ao toque”. E, como nós já sabemos, o conceito de Fadell foi logo descartado. Ele mesmo contou em uma entrevista que deu para a BBC, dizendo: “Nós estávamos o transformando em um telefone de disco dos anos sessenta. Nós pensamos ‘Isso não funciona! É muito difícil de usar.'”

Nesta mesma entrevista, ele lembra como Jobs apresentou a primeira intenção do projeto a ele, que era — curiosamente — um grande Mac com tela sensível ao toque.

Eles estavam trabalhando nisso em segredo. Era do tamanho de uma mesa de pingue pongue. Steve me mostrou e disse: “Eu quero pegar isso e colocar em um iPod.”

Fadell ainda relata que tinham muitas pessoas trabalhando no “projeto secreto” para que conseguissem lançar a tempo. Ele diz que Jobs ameaçou demitir qualquer um que abrisse a boca para falar sobre o iPhone. Então, imagine você o pânico que Fadell não deve ter ficado quando achou que tivesse perdido um protótipo no avião! Ele conta a história na entrevista, dizendo que “suou bicas” até que, para seu alívio, o encontrou entre os assentos. 😓

Além dessas histórias, ele ainda disse que havia um debate sobre o aparelho funcionar ou não com uma stylus. Como sabemos, Jobs não queria isso, mas Fadell disse que trabalhou mesmo assim em um conceito que aceitava a canetinha; ele brinca: “nos bastidores, fizemos mesmo sem o seu conhecimento. Ele teria arrancado minha cabeça.”

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir esta notícia
Please reload

Apoio Cultural
Logo Linhares fundo vermelho II.png
Please reload

CATEGORIAS
Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • White Instagram Icon

Mantenedora: Associação Comunitária e Cultural São Lourenço

Rádio Estação FM: Canal 285 – ZYV227 – 104,9 MHz

Rua Pedro Álvares Cabral, 160- 2º andar. Bairro Brasília.

São Lourenço do Oeste - SC 

(49) 3344-0104